Aprenda a usar a ferramenta de limpeza do Windows 10

Sensor de ArmazenamentoUm dos grandes problemas enfrentados pelos usuários de computadores, notebooks e outros aparelhos que possuem sistemas operacionais é o esgotamento do disco, ou seja, utilização de todo espaço do disco rígido, isso tem como consequência a lentidão de processos na máquina e até alguns travamentos nas realizações de certas funções.

Como funciona ferramenta de limpeza do Windows 10

Gerenciar o espaço de um disco rígido não é fácil para ninguém, muitas vezes esquecemos de nos organizar e quando lembramos de verificar, o disco já está lotado de arquivos e precisamos reservar um espaço do nosso dia para verificar arquivos menos importantes e excluí-los para que se libere espaço no disco.

Para solucionar o problema de gerenciamento de espaço do disco, a Microsoft lançou uma ferramenta de limpeza no Windows 10 que esbanja praticidade, automatizando o processo de limpeza. A ferramenta realiza funções simples, como excluir ficheiros que não são utilizados e aplicações que estão paradas, mas que fazem toda a diferença para o usuário.

Para começar a utilizar essa ferramenta milagrosa, basta que o usuário abra as definições do Windows 10, escolha a opção Sistema e procure por Sensor de Armazenamento ou Storage Sense, essa opção deve ser ativada para que a ferramenta comece a funcionar, nessa mesma aba o usuário também pode configurar os parâmetros de limpeza e a sua periodicidade de acordo com sua necessidade individual.

Existem duas opções para realização dessa função periódica e as duas possuem foco na limpeza de ficheiros temporários que não são mais utilizados pelas aplicações do Windows e na remoção de ficheiros que foram reciclados, qualquer uma dessas opções podem ser ativadas ou desativadas pelo usuário a qualquer momento.

Trata-se de mais uma melhoria do Windows 10 que não é amplamente divulgada porém, quem a conhece sabe da diferença que faz. Os usuários interessados na ferramenta devem procurar pelas configurações e organizá-las da maneira que for mais eficiente para os mesmos, depois é só esquecer as preocupações com a memória do disco rígido.

Você pode gostar...