Como criar e manter senhas seguras

Como criar senhas segurasSabemos que as senhas são o principal método de segurança de softwares e hardwares hoje em dia e, com o passar dos anos, é exigido que mudemos nossas senhas para códigos mais difíceis, com números e caracteres maiúsculos por exemplo, para evitar a violação de segurança.

Confira as dicas de como criar e manter suas senhas seguras

Desde os primórdios da internet, senhas já eram utilizadas para a proteção de arquivos e informações pessoais dos usuários, acredita-se que a utilização de senhas tenha sido inspirada nos cofres, que dependem de um código para proteger tesouros, e assim são as senhas que protegem nosso maior tesouro, nossas informações pessoais em um dos ambientes mais perigosos existentes, a internet.

Infelizmente, a maioria dos usuários não dão a devida atenção às senhas que protegem seus dados, criando muitas vezes combinações fáceis e óbvias, ou seja, facilitando que hackers consigam o acesso à suas contas podendo assim descobrir informações valiosas que vão desde o número de documentos até os locais que o usuário costuma frequentar no seu dia a dia, contas virtuais como e-mails e redes sociais podem revelar essas informações e muitas outras que expõe totalmente a vida pessoal de um usuário.

Existem várias maneiras de se ter uma senha roubada, desde pessoas que estudam a vida do usuário e tentam senhas com nome de pessoas próximas ou data de aniversário do mesmo, até programas que rodam diversas possibilidades de senhas para uma conta pesquisada, por isso é importante que os usuários criem senhas estratégicas que não contenham nenhuma informação pessoal, pois isso dificulta a invasão de hackers.

Uma dica muito importante, é se atentar a e-mails suspeitos, com caráter de urgência, que pedem que o usuário coloque seus dados e senhas para ter acesso a alguma página, pois geralmente esses e-mails roubam os dados e redirecionam esse usuário a uma página vazia.

Resumindo, quando for criar uma senha, é importante que o usuário evite tudo que remeta a sua vida pessoal, como nome de parente, data de aniversário, nome da rua que mora e coisas do tipo; combinações numéricas também devem ser evitadas como 1234 por exemplo. É importante que o usuário crie uma senha com caracteres diversificados, mesclando caixa alta e baixa, caracteres especiais e números até obter uma senha de alta complexidade, que seja capaz de proteger suas contas mantendo a invasão de hackers longe.

Você pode gostar...