Microsoft encerrará suporte ao Windows Vista

windows vistaPara quem não conhece, o Windows Vista foi uma 6ª versão do Windows lançada pela Microsoft em 2007. No ano do seu lançamento, o Vista fez sucesso mas com o desenvolvimento das novas versões do sistema operacional, principalmente o Windows 7, o mesmo foi sendo esquecido pelos usuários Windows.

Por que o suporte ao Windows Vista será encerrado?

Segundo pesquisas atuais, o Windows Vista vem sendo utilizado por 1,1% dos computadores que possuem acesso a internet, ou seja, é visível o declínio de usuários desse sistema operacional que já pode ser considerado ultrapassado tanto pela Microsoft como pelos usuários Windows no geral.

Diante de tais estatísticas a Microsoft anunciou que suspenderá as atualizações para esse sistema, já que a sua taxa de utilização chega a ser menor que a do Windows XP, que foi lançado em 2001 e atualmente possui 8,63% de computadores utilizando-o (dados fornecidos por pesquisas do Netmarketshare).

O suporte ao Windows Vista deve se encerrar no dia 11 de abril deste ano e é importante que os usuários tenham em mente que isso significa a perda de segurança do sistema operacional, ou seja, o fato da Microsoft não disponibilizar mais um suporte ao Vista, deixa os usuários deste sistema vulneráveis a ataques na web.

Para os usuários do Vista a recomendação é a migração para um sistema operacional mais atual, podendo ser o Windows 7 ou posteriores. Importante ressaltar que já existem datas para o encerramento do suporte oferecido ao Windows 7 e ao Windows 8.1, sendo elas 2020 e 2023 respectivamente. Lembrando que a versão 7 já teve seu suporte base encerrado porém, a empresa resolveu adiar o encerramento total por esse sistema ser o mais utilizado pelos usuários. Apesar de estendido o prazo, o Windows 7 não receberá mais otimizações de hardware.

O fim do suporte aos sistemas antigos é uma estratégia para que haja mais recursos para se investir em novos projetos, para que o Windows possa sempre se manter atualizado e eficaz diante das demandas que forem surgindo com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia.

Você pode gostar...