Loja do Windows 10 disponibiliza aplicativo do Ubuntu

loja do windows 10 disponibiliza ubuntu para downloadPara quem sempre relacionou o Ubuntu ao Linux, agora pode se surpreender com a venda do sistema na loja do Windows 10. O que acontece é que o Ubuntu tem um aplicativo disponível para Windows 10 que é gratuito e permite rodar terminais de comando como o bash , git e ssh.

A Microsoft está cada vez mais amigável com projetos open source

Alguns anos atrás seria irônico pensar que a Microsoft teria algum vínculo com sistemas operacionais de código aberto, mas o tempo passa e há pouco tempo, projetos open source pararam de ser vistos como uma ameaça para a gigante do Windows.

Apesar de ser uma notícia maravilhosa ter uma parte do Linux rodando dentro do Windows 10, a versão disponibilizada para download possui limitações dentro do sistema da Microsoft mas, ainda assim é um avanço, já que o aplicativo oferece o terminal Ubuntu e execução de alguns comandos do Linux.

Para os usuários do Windows 10 que desejam usufruir desse benefício, é necessário que se ative as funções de Subsistema de Windows para Linux e reiniciar o PC, além de ser necessária a participação do usuário no programa Windows Insider (programa com inscrição gratuita que permite aos usuários receber atualizações do sistema operacional antes do lançamento).

Por enquanto, os serviços ainda são limitados, mas a Microsoft já anunciou que pretende realizar uma integração que permita que os sistemas rodem lado a lado na mesma máquina, que pode ser algo revolucionário para o mercado tecnológico.

Atualmente a ideia não é permitir que o usuário baixe o Ubuntu no computador e sim, permitir que o mesmo execute aplicações que são características do Linux em um computador Windows, o que pode ser muito útil para administradores de redes por exemplo.

Agora que a Microsoft já se mostrou amigável a sistemas open source, podemos esperar por grandes novidades de integração de sistemas operacionais nos próximos anos.

Você pode gostar...