Microsoft encerra suporte a última versão do Windows XP

Apesar de ter sido ultrapassado a muitos anos, o Windows XP ainda coleciona alguns usuários pelo mundo e, de certa forma a Microsoft mantinha um certo suporte para esse usuários. Diante do atual cenário em que a cada dia surgem novas atualizações do Windows 10, principal investimento da Microsoft atualmente, a empresa decidiu por encerrar o suporte que oferecia ao Windows XP.

 

Microsoft encerra suporte a última versão do Windows XP

Em 2014 a Microsoft já tinha anunciado seu abandono oficial ao Windows XP porém, continuou a oferecer um certo suporte ao sistema, deixando claro que oferecia um Update para o XP apenas nos próximos 5 anos e hoje a empresa cumpre sua promessa encerrando o suporte que mantinha o XP vivo.

Segundo as porcentagens, atualmente os dois sistemas operacionais mais utilizados são o Windows 10 e o Windows 7 porém, o Windows XP ainda possui 1,7% de usuários espalhados pelo mundo de acordo com a StatCounter, inclusive usuários corporativos.

Segundo a Microsoft o suporte oferecido ao consumidor final do sistema operacional, já havia sido desativado mas as empresas que ainda utilizavam o XP recebiam uma certa forma de suporte, definitivamente desativada em 2019.

Para quem é fã do XP e ainda utiliza-o como sistema, a Microsoft recomenda um upgrade como questão de segurança, já que sem suporte, o sistema operacional pode ficar vulnerável a ataques virtuais; além do que, já existem atualizações muito melhores do Windows, não sendo necessariamente o Windows 10, podendo ser o 7 por exemplo, que possui plataforma mais simples mas funcionalidade extremamente superior ao XP.

Resumindo, a Microsoft deu fim a vida de um sistema operacional de 17 anos notificando que usuários do então falecido XP migrem para versões mais atualizadas do Windows para que não tenham a segurança de seus computadores violadas devido a falta de suporte.

Você pode gostar...