Microsoft Windows Sandbox, uma maneira de executar programas de maneira segura

Windows SandboxA segurança é uma peça chave é qualquer sistema operacional, pensando nisso a Microsoft desenvolveu o Windows Sandbox, uma solução que protege o sistema contra aplicações consideradas não seguras. Além de ser uma solução segura, o Sandbox consome o mínimo de recurso do sistema operativo.

 

Como o Windows Sandbox facilitará o teste de programas no computador

 

O novo Windows Sandbox basicamente permite que o usuários realize o download de aplicativos suspeitos em uma máquina virtual, ou seja, se o software for realmente malicioso, ele não irá atingir os componentes importante do sistema.

Trata-se de um ambiente seguro, temporário e isolado, permitindo que os usuários realizem vários tipos de aplicações não tendo que se preocupar se a mesma pode ser maliciosa ou não. Todos os softwares que são rodados no Sandbox permanecem apenas em sua plataforma, não podendo atingir o host do usuário, garantindo a segurança do sistema.

Após a utilização do Sandbox, se o usuários fechá-lo, todos os softwares e aplicações ali executados serão permanentemente excluídos da plataforma para que ao iniciá-lo em uma próxima utilização, o usuário possa encontrá-lo limpo.

 

Windwos Sandbox

Windwos Sandbox em execução

 

As vantagens são inúmeras para usuários que lidam frequentemente com aplicações que oferecem certo risco em relação à segurança, pois trata-se de uma solução segura, funcional, eficiente e descartável, eliminando sempre qualquer risco oferecido ao sistema do usuário.

Para acessar o Windows Sandbox é necessário que o usuário possua Windows 10 Pro, Enterprise, Build 18301 ou posterior; memória RAM de no mínimo 4GB; 1GB de espaço livre no disco (a instalação exige apenas 100MB  porém, o restante é reservado para outras necessidades); 2 núcleos de CPU e uma arquitetura AMD 64.

A novidade deve chegar para os usuários Pro e Enterprise no início desse ano, podendo aparecer dentro das próximas semanas para os usuários Insider, que recebem as novidades antes do resto dos usuários no modo teste.

Você pode gostar...