Navegadores Chrome e Firefox já suportam TLS 1.3 e por que isso é importante

TLS 1.3Desde a criação da internet, o desenvolvimento de protocolos tem sido de extrema importância e, atualmente, os investimentos têm sido voltados para protocolos de criptografia de dados, que são importantes para manter em segurança os dados armazenados na rede. O protocolo mais comum hoje em dia é o TLS (Transport Layer Security), que permite que haja o comércio virtual, garantindo segurança de dados bancários, informações de compra etc. Como tudo na internet vive em processo de atualização, agora teremos o protocolo TLS atualizado na versão TLS 1.3.

Qual a importância do TLS 1.3

A criptografia de dados tem sido vista como uma tecnologia necessária para segurança e proteção de dados que residem ou circulam na rede virtual. Para que a criptografia funcione de maneira correta, existem protocolos de rede que asseguram os dados que trafegam pela mesma.

No mês de agosto deste ano houveram alguns ajustes no TLS, e foi lançado o TLS 1.3, já que a versão anterior circulava há 10 anos e precisava sofrer algumas alterações para melhorar sua qualidade. A nova versão trabalha com algoritmos mais sofisticados para realizar a criptografia, ou seja, seu método de proteção é mais forte do que o realizado na versão anterior.

O TLS 1.3 já é suportado pelo Firefox e pelo Chrome, inclusive nesse último ele é utilizado para ranqueamento de buscas, ou seja, os sites que se utilizam desse protocolo para proteção, aparecem com prioridade nos resultados de busca do Google, garantindo que o usuário seja direcionado para páginas confiáveis.

A nova versão do protocolo vem com alta qualidade e várias funcionalidades diferentes, entre elas a diminuição de requisição, trânsito de dados, o que permite que a conexão fique mais rápida.

Empresas como a Cloudflare e o Facebook também aderiram ao TLS 1.3 e a intenção é que esse número cresça exponencialmente, já que o protocolo só tem a agregar para as instituições, tanto do ponto de vista de segurança como para aumentar a visibilidade dos usuários e clientes no ambiente virtual, onde quem tem o TLS recebe prioridade em sites de busca.

Você pode gostar...