Vantagens da nuvem híbrida nas empresas

A computação baseada na nuvem vem crescendo exponencialmente e já é considerada como tecnologia do futuro. Atualmente, diante do levantamento de dados econômicos da Microsoft, pode-se perceber um grande avanço no seu desempenho econômico e especialistas têm relacionado isso com o serviço de nuvem prestado pela Microsoft, que melhorou o trabalho de pequenos usuários até grandes empresas.

 

Por que utilizar a nuvem híbrida

Os serviços de nuvem estão sendo cada vez mais bem vistos no mundo e cada usuário o utiliza da forma que acha mais eficaz, já que existem várias possibilidades dentro desse enorme ambiente virtual que é a nuvem.

Atualmente encontramos no mercado o serviço de nuvem público que pode ser barato ou até mesmo de graça e possui uma capacidade de armazenamento menor e, o serviço de nuvem privado que só pelo nome já podemos imaginar que é mais caro e possui um espaço de armazenamento maior portanto, é mais bem visto pelas grandes empresas.

A nuvem privada tem sido contratada por empresas de grande e médio porte por sua capacidade e seus recursos porém seu valor elevado vai pesando ao longo dos anos o que dificulta a adesão das empresas a esse serviço por muito tempo, para solucionar esse problema de custo criou-se uma estratégia na qual as empresas podem se utilizar do serviço de nuvem privado e público ao mesmo tempo, serviço esse chamado de nuvem híbrida.

As empresas que desejam diminuir seus custos com a nuvem privada, podem passar parte de seus workloads para a nuvem pública e assim ir administrando as operações que rodam em cada uma das nuvens e, por muitas vezes haver as mesmas operações rodando nas diferentes nuvens, é preciso que haja um serviço de integração entre essas que pode ser feita através do cloud computing, assim, é possível que a empresa decida em qual nuvem deseja realizar determinadas operações.

A vantagem da nuvem híbrida está em sua versatilidade, que permite que empresas desenvolvam suas operações da maneira que melhor atendam suas necessidades visando sempre o custo-benefício.

Você pode gostar...